Breve Biografia

Hélio Bandeira, também conhecido por Lester, é São-tomense. Nasceu na Ilha de São Tomé - São Tomé e Príncipe, o conhecido paraíso verde localizado no Golfo da Guiné, na costa ocidental africana, onde passou toda a sua infância; a sua adolescência foi partilhada entre Lisboa e o arquipélago. Actualmente, reside na cidade de Liverpool, em Inglaterra, onde estuda [investigação académica], trabalha e faz literatura na língua portuguesa.


Perfil Académico e Profissional

Foi educado no Liceu Nacional de São Tomé e no Liceu José Estêvão em Aveiro - Portugal. Estudou o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Graduou-se em Ciências de Computação e Engenharia Electrónica pela Universidade de Liverpool. Desenvolve projecto de investigação académica na área de electrónica e computação - tecnologias 4G LTE Networks. Exerce actividade profissional como consultor na área de Tecnologias de Informação, especificamente, na Engenharia de Software e Tecnologias Web.


Percurso Literário

Iniciou as suas actividades literárias nos anos noventa na ULAJE CLUBE UNESCO - União Literária e Artística Juvenil, organização da qual foi um dos membros fundadores e que teve como mentora a UNEAS - União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses, ora presidida pela poetisa Alda da Graça do Espírito Santo. É autor de várias crónicas e artigos nos jornais e revistas lusófonas. Além da escrita, edita. O seu género de escrita é, essencialmente, narrativo. Estreou-se no mundo de ficção em 2012 com o seu controverso Romance "SODADI - A Comadre do Cão", escrito em português e editado pela editora britânica Bank House Books and Media.


Filiações

  • UNEAS - União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses
  • SPA - Sociedade Portuguesa de Autores
  • British Library
  • Nielsen Book UK
  • IEEE - Instituto Internacional de Engenharia Eléctrica e Electrónica
  • APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros


Prémios

Ainda há um caminho longo a ser percorrido, com humildade, dedicação e muita paciência. No entanto, o mais importante de todos os prémios, que deve estar sempre no top da lista, é o carinho dos leitores que gostam da sua escrita e acreditam no seu potencial literário - crê o Autor; os alvos específicos da criação desta página, e a nota positiva da crítica.


Publicação

Por favor, refira-se aos Livros e Artigos no menu para consultar as últimas publicações do Autor



Página oficial do Facebook

Página oficial do Twitter

Redes Sociais

Siga!
Engaje-se, conectando-se com o Autor através das plataformas digitais.

Edições Pena

Damos pena às suas asas...

Damos asas aos seus sonhos...

Transformamos os sonhos em página!

Saiba mais AQUI

Contactos

Use o separador ou envie o email para:

Assunto Genérico:
geral@heliobandeira.com

Relações Públicas:
jeny@heliobandeira.com

Marketing e Vendas:
hsousa@heliobandeira.com


Copyright © 2020 Hélio Bandeira. Todos os direitos reservados | Powered by Komput.com | Lead Developer: Helio Bandeira | Termos e Condições | Créditos | Contacto